Translate

sábado, 12 de maio de 2018

Resenha-Muito Além da Ataxia-Irene Neta de Oliveira- Scortecci

Título: Muito Além da Ataxia
Autora: Irene Neta de Oliveira
Editota: Scortecci


Sinopse

Melhor se arrepender de ter feito algo que deu errado do que se arrepender de não ter feito o que poderia dar certo. A vida é um jogo e meu lema é arriscar. Ao receber o diagnóstico de ataxia espinocerebelar SCA3, a professora de matemática Irene Neta de Oliveira Pianissola vê à sua frente a necessidade de escolher um caminho a trilhar. Baixar a cabeça e ser dominada por uma síndrome que vem afetando vários membros de sua família há três gerações ou levantar a cabeça e enfrentá-la. Como boa batalhadora que é, lógico que escolheu a segunda opção, transformando essa drástica notícia em combustível para buscar conhecimento e ferramentas para lutar contra a síndrome. Dona de uma determinação e criatividade ímpares, ela relata neste livro suas experiências de forma doce e leve. A gratidão é uma característica significativa nessa guerreira e pode ser observada de forma clara na leitura. As situações descritas em forma de rima nos levam a refletir sobre a vida e suas surpresas, inspirando-nos a buscar uma maneira de conduzirmos tais situações de forma a nos trazer o bem maior. Sinto-me privilegiada de ser uma das homenageadas nesta obra. E aceito o convite de auxiliar a autora nessa luta em busca de um caminho que leve não só a ela, mas também a todos os portadores da síndrome, muito além da ataxia.


Resenha

Muito além da ataxia, e um livro de poemas. O livro contém 86 poemas, que contam a vida da autora e professora de matemática  Irene Neta. A autora teve um diagnóstico de ataxia espinocerebelar (SCA3), Irene não se abateu com a doença e ergueu a cabeça seguindo em frente. Em seus poemas a autora retrata muito sua vida, ela põe tanto sentimentos em suas palavras, que chega ser possível sentir.

A escrita da autora é completamente perfeita, a sincronia das palavras nos faz sentir os sentimentos descritos nos poemas. A leitura do livro é leve e bem gostosa.

Convido a todos os amantes de uma boa poesia a conhecerem Muito Além da Ataxia




Nenhum comentário:

Resenha-O Lado Certo da Vida Errada- Jussara Leal

    Título: Devasta-me Autora: Jussara Leal Sinopse (+18) Théo Albuquerque Salvatore é diferente da maioria dos seus familiares. Há nele uma...