Título: Sonata em Auschwitz
Autora: Luize Valente
Sinopse
Com descrições de tirar o fôlego e diálogos que revelam o que há de melhor e mais cruel no ser humano, Sonata em Auschwitz confirma a vocação da autora para o romance histórico
Um bebê nascido nas barracas de Auschwitz-Birkenau em outubro de 1944 e uma sonata composta por um jovem oficial alemão, na mesma data, também em Auschwitz, dão origem a duas histórias que se cruzam e se completam. Décadas depois, Amália, portuguesa com ascendência alemã, começa a levantar o véu do passado nazista de sua família a partir de uma partitura que lhe é revelada por sua bisavó. A dúvida de que o avô, dado como morto antes do fim da Segunda Guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro leva Amália a atravessar o oceano e a conhecer um casal de judeus sobreviventes do Holocausto. A ascensão do nazismo em Berlim, a saga dos judeus húngaros da Transilvânia, os mistérios acontecidos no campo de extermínio da Polônia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos à beira de um lago de Potsdam oferecem os trilhos que Amália percorrerá para montar o quebra-cabeça.
Luize Valente é uma autora cujas tramas nascem de sua imaginação privilegiada e ganham corpo com pesquisa histórica rigorosa. Elaborada com extrema sensibilidade e precisão investigativa, sua narrativa envolve o leitor em mistério, suspense e profundos sentimentos.
Resenha
Sonata em Auschwitz, e um romance que ao mesmo tempo fala sobre o holocausto. O livro não tem um personagem Central, todos os personagens são principais, pois retrata a vida de cada um deles. No começo do livro conhecemos a doce Amélia uma jovem que sai em busca da verdade sobre o passado de sua família, ao qual ela não conhecia. Em sua busca através de respostas, Amélia ouve relatos verdadeiros do que aconteceu no holocausto através dos olhos e alma de quem passou por ele.
A história é surpreendente, não irei omitir, a cada relato sobre a época que o máximos predominava na Alemanha, eu senti cada uma das emoções. A escrita da autora é maravilhosa, nos faz pensar que estamos dentro da história vivendo o que se passa.
Sonata em Auschwitz é um livro que merece ser lido por todos no mundo inteiro. A história nos faz olhar as pessoas com outros olhos, nos faz perceber que por pura ganância nos faz pensar que somos superiores aos outros, mais ninguém e superior a ninguém. Raça nenhuma tem importância, todos somos seres humanos e merecemos reconhecimento.
Falar sobre um livro que o tema principal e o Nazimos é difícil, mais a autora Luize Valente soube muito bem escrever e nos fazer sentir. Recomendo este livro a todos os amantes da literatura. Leia esse livro com o coração e a alma.